-
Arquitetos: Ana Coelho Arquitectura ; Ana Coelho Arquitectura
- Área: 550 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:João Morgado
-
Fabricantes: CLIMAR, Colunex, Gercima, Grohe, HAY, JNF, Ofa, Sancal, Vibia
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto começou com uma casa burguesa tradicional construída por volta de 1850, no Porto, Portugal. Apesar de ser usada inicialmente como uma residência unifamiliar e depois como escola, o que implicava certas transformações, a estrutura do edifício estava em perfeitas condições, bem como os materiais e técnicas tradicionais preservadas - granito, madeira e estuque decorativo tradicional ornamentado.
Portanto, a construção apresenta a maior parte das suas características originais do século XIX, sem grandes transformações em relação ao original.
O desafio foi respeitar a gênese do edifício, instalando nove apartamentos confortáveis, combinando o encanto do antigo edifício com um projeto contemporâneo, mantendo um orçamento restrito.
Todos os elementos que estavam em boas condições e equipados com o novo layout foram cuidadosamente restaurados e integrados com os novos recursos arquitetônicos. Os novos itens, por sua vez, foram projetados respeitando os antigos, a fim de obter um aprimoramento.
Pisos antigos de madeira foram removidos para permitir o isolamento das lajes, que forneceram madeira para o uso em detalhes de arquitetura e móveis embutidos.
O cedro centenário é a peça central de um longo jardim, projetado para um uso alegre, baixa manutenção, bem como para proporcionar um agradável ambiente de paisagem para os apartamentos durante o dia e a noite, com sua iluminação cuidadosamente projetada.
Os materiais tradicionais portugueses foram selecionados para aquecer o projeto minimalista: o mármore branco português e os azulejos de cimento coloridos combinam com a cozinha e o estilo de casa de banho.